Dúvidas frequentes

Geral

INTRODUÇÃO AO CUBE

PRIMEIROS-PASSOS

SEGURANÇA E MANUSEIO

POLÍTICA DE COMPRA E GARANTIA

Utilizando o Cube

CAPTURANDO CORES

UTILIZANDO O CUBE LINK

MEDIÇÃO DOS DADOS DE OUTROS AMBIENTES

UTILIZANDO O CUBE COMPANION APP

ARMAZENAMENTO E VIDA ÚTIL DA BATERIA

CORES BÁSICAS

O que são os espaços de cor?

 

O que é o Cube?

Cube é um dispositivo portátil de captação de cor. Com um simples toque, tiram qualquer dúvida sobre qualquer cor correspondente que esteja ao seu redor e podem ser facilmente salvas e armazenadas. Um companheiro criativo essencial, o Cube transforma um simples momento de inspiração no início de seu próximo projeto.

 

Cube pode ser pareado com smartphones e combina as cores capturadas com inúmeras bibliotecas de cores, obtendo leituras de valor de cor instantânea e até medindo os dados do ambiente (temperatura e luminosidade). Em computadores, pareie o Cube com o Photoshop e obtenha as cores que o cercam exibindo-as diretamente em seu monitor.

 

Simples. Prático. Criativo.

 

Conheça o Cube!

Quem pode usar um Cube?

 

O Cube foi desenvolvido para qualquer pessoa com uma alma criativa. Isso inclui você!

 

O Cube está sendo usado por uma vasta gama de profissionais e amadores, todos estão interessados em encontrar as cores certas. Alguns profissionais que adoram Cube:

 

  • Designers gráficos - para capturar cores inspiradoras a serem usadas em projetos;

  • Estilistas - para verificar toda a variação de cores entre um modelo de roupa;

  • Designers de Interiores - para encontrar determinada cor de pintura em um trabalho específico;

  • Pintores comerciais - para encontrar a cor correspondente de superfícies já pintadas;

  • Artistas - para recriar cores inspiradoras usando a faixa de marcador de COPIC;

  • Fotógrafos - para avaliar a cor real para correções de cor;

  • Grafiteiros - estenderem o grafite usando determinado tom e matiz consistentes;

  • Web Designers - para criar paletas de cores no site que refletem determinada marca de um cliente;

  • Cientistas de solo - para examinar as cores do solo e suas variações.

 

O Cube é útil para todos!

Quais informações o Cube fornece?

 

O Cube fornece dois tipos de informação:

 

1. Valores de cores primárias

Tanto o Cube Companion App como o Cube Link exibem valores primários em uma série de espaços de cor:

  • RGB (perfis suportados: sRGB e Adobe RGB)

  • CMYK (perfis suportados: FOGRA39 e US Web Coated SWOP v2)

  • LAD (D50)

  • HEX

  • LRV( Light Reflectance Value)

 

2. Combinando principais paletas de cores
O Companion Cube App armazena inúmeras paletas de cores que podem ser correspondidas ao se capturar uma cor. A correspondência mais próxima será exibida automaticamente para uma determinada paleta. As paletas suportadas incluem:

 

  • COPIC markers

  • Molotow spray paints

  • Montana spray paints (MTN94 series)

  • Montana Gold

  • Behr wall paints (from the Behr 'Color Collection' series)

  • Dunn-Edwards wall paints

  • Ecos Organic wall paints

  • RAL (selected from the Interpon range)

  • RAL Classic

  • RAL Design

  • Benjamin Moore

  • Kelly Moore

  • Holbein

 

Utilizando o Cube Link junto ao Photoshop, também são suportadas as seguintes paletas:

 

  • ANPA-COLOR

  • DIC Color Guide

  • FOCOLTONE

  • HKS swatches

  • PANTONE

  • TOYO Color Finder 1050

  • TRUMATCH

 

Cube também fornece informações sobre o ambiente ao redor:

 

  • Temperatura ambiente (ºC/F)

  • Intensidade da luz (Lux)

Quais superfícies podem ou não ser capturadas pelo Cube?

 

O Cube pode capturar cores na maioria das superfícies. Algumas incluem:

 

  • Plástico

  • Madeira

  • Papel (fosco e brilhante)

  • Cartão

  • Concreto e gesso (normalmente funciona bem em concreto texturizado)

  • Superfícies pintadas (foscas e brilhantes)

  • Tecidos (exceto tecidos largamente entrelaçados, como lã)

  • Pós (tal como café moído)

  • Itens naturais (como folhas, cascas e até mesmo pele)

 

O Cube usa uma fonte de luz eletrônica e um detector para ler as cores, porém, algumas superfícies podem não ser capturadas muito bem. Algumas dessas superfícies não podem ser capturadas com precisão:

 

  • Objetos transparentes (como vidro ou plástico transparente)

  • Líquidos

  • Tecido solto (como lã)

  • Superfícies metálicas (como pintura de carro ou jóias)

  • Superfícies fluorescentes

Como sei se meu smartphone é compatível?

 

IOS

 

O Cube é compatível com dispositivos IOS que possuem Bluetooth 4.0 e sistema IOS 7.0 ou superior:

 

  • iPad 3

  • iPad 4

  • iPad Air

  • iPad Mini

  • iPhone 4S

  • iPhone 5

  • iPhone 5C

  • iPhone 5S

  • iPhone 6

  • iPhone 6 Plus

  • iPhone 6S

  • iPhone 6S Plus

  • iPod Touch , 5ª geração ou superior

 

Android

 

Dispositivos Android que possuem Bluetooth 4.0 e sistema Android 4.4 ou superior são todos suportados. Abaixo uma lista de dispositivos que são compatíveis com essas especificações:

 

Archos

  • 45 Helium

  • 50 Helium


Asus

  • PadFone 2

  • PadFone A80

  • PadFone Infinity

  • PadFone Mini

  • ZenFone 4

  • ZenFone 5

  • ZenFone 6


Google

  • Nexus 4

  • Nexus 5

  • Nexus 6

  • Nexus 7 (2013)

  • Nexus 10


HTC

  • Butterfly

  • Desire 601

  • Desire HD

  • Droid DNA

  • Fireball

  • Jewel

  • One

  • One Developer Edition

  • One Dual Sim

  • One Max

  • One Mini

  • One Google Play Edition

  • One X

  • One X+

  • Totem C2

  • Valente


Huawei

  • Ascend P6


LG

  • Optimus G

  • Optimus G Pro

  • Optimus L7 2 Dual

  • Optimus G2


Motorola

  • Atrix HD

  • Droid Mini

  • Droid Razr HD

  • Droid Razr HD Developer Edition

  • Droid Razr M

  • Droid Razr M Developer Edition

  • Droid Razr Maxx

  • Droid Ultra

  • Electrify M

  • Moto G 2013 Edition

  • Moto X 2013 Edition

  • Moto X 2013 Developer Edition


Samsung

  • Galaxy Mega

  • Galaxy Note 10.1

  • Galaxy Note 10.1 2014 Edition

  • Galaxy Note II

  • Galaxy Note 3

  • Galaxy Note 4

  • Galaxy S3

  • Galaxy S3 Mini

  • Galaxy S4

  • Galaxy S5

  • Galaxy S6

  • Galaxy Tab 3


Sony

  • Xperia Tablet Z

  • Xperia Z

  • Xperia Z1

  • Xperia ZL

  • Xperia Z Ultra

  • Xperia ZR

  • Xperia SP

 

Caso você ja possua o Cube Companion App instalado, verifique se há novas atualizações disponíveis pra ter certeza de que você possui instalada a útlima versão. Se seu dispositivo não é compatível com o Cube, tavlez não seja possível concluir a instalação do Cube Companion App.

 

Como sei se meu computador é compatível?

Windows

 

O Cube Link é compatível com PCs que possuem instalados Windows 7 ou posterior. O Cube Link também exige .NET framework ou posterior para que possa ser instalado no sistema.

 

Mac OSX

 

O Cube Link é compatível com Mac OS X 10.10 ou superior e também necessita de Bluetooth 4.0 (BLE) para que possa ser instalado no sistema.

 

Cube Link para PC ou Mac pode ser baixado em nosso próprio site, clicando aqui.

 

Se voce deseja utilizar o Cube Link em conjunto com o Adobe Phooshop, nós recomendamos que você tenha instalada a útlima versão do programa Adobe Photoshop.

 

Onde posso baixar o aplicativo?

O Cube Companion App está disponível tanto para IOS como Android. Você pode baixar o aplicativo nos seguintes links:

 

 

Nota: se você estiver usando um iPad, talvez precise desligar o filtro 'somente para iPad' na App Store para conseguir encontrar o Cube Companion App. 

 

Como faço para ligar e desligar meu Cube?

Para ligar o Cube, basta apertar e pressionar otouchpad até quea luz indicadora aparecer. O Cube estará pronto para usar assim que a luz indicadora parar de piscar e permanecer acesa.

 

Para desligar o Cube off pressione e segure o touchpad até que a luz se apague completamente.

 

Se ficar inativo por 120 segundos, o Cube desliga-se automaticamente. Este temporizador pode ser alterado na opção Configurações de seu Companion Cube App.

 

Nota: Se o Cube for desligado, mas estiver conectado via USB, ele irá mostrar uma luz verde para indicar se está carregando (verde piscando) ou totalmente carregado (verde sólido). Você ainda pode ligar o Cube enquanto ele estiver conectado via USB que funcionará normalmente.

Como faço para conectar o Cube com meu smartphone?

 

O Cube utiliza Bluetooth 4.0 (também conhecido como Bluetooth Low Energy, BLE, ou Smart Bluetooth). Este não é um Bluetooth como usado antigamente - não há emparelhamento manual ou nenhuma busca irritante. Emparelhar o Cube é um processo simples.

 

O Cube irá conectar automaticamente com seu dispositivo móvel quando o Cube Companion App for aberto e o Bluetooth estiver ligado. O ícone de status indicará quando seu Cube estiver emparelhado:

 

 

 

 

 

 

 

 

Como parear.

Primeiros passos: Verifique se o Bluetooth está ligado. No iOS, deslize para cima a partir de baixodo e toque o logotipo do Bluetooth. No Android, vá para "Definições" e alterne a barra de Bluetooth.


Procedimento:

  • Abra o Companion Cube App

  • Siga as instruções na sequência de inicialização até chegar à página "Começar"

  • Pressione firmemente o touchpad do Cube para ligá-lo. A luz de indicação acenderá em branco quando estiver pronto

  • Deslize para a esquerda para chegar a "Localizando o Cube". O seu dispositivo móvel irá tentar encontrar e emparelhar com o seu Cube

  • Se o Cube e seu dispositivo parearem com êxito, o aplicativo fará a transição para a página "Sucesso!" após alguns segundos

  • Uma mensagem irá te avisar se o Cube não poduer emparelhar com o seu dispositivo móvel. Se este for o caso, certifique-se de que o Cube está ligado e que o Bluetooth está ativado. Selecione "Tente novamente"

 

Se você tiver problemas para tentar emparelhar com o Cube, por favor, siga as instruções aqui.

 

 

Como faço para conectar o Cube com meu computador?

 

Primeiros-passos:

 

  • Faça o download do Cube Link aqui.

  • Instale o Cube Link. O pacote de instalação do Cube Link inclui o programa, bem como os drivers necessários para fazer a interface com o Cube.

 

Procedimentos:

 

  • Conecte o Cube com o seu computador através do cabo USB incluso (ou Bluetooth se estiver utilizando um Mac)

  • Abra o Cube Link

  • Clique em "Calibrar o Cube" e siga as intruções na tela (se você está inseguro sobre como calibrar seu Cube, siga as instruções aqui)

  • Toque no touchpad do Cube para escanear uma cor. A cor escaneada irá aparecer no Cube Link App junto com os dados de cores RGB/LAB/HEX.

 

Se você estiver tendo problemas para conectar o Cube com o seu computador, verifique aqui se seu computador é compatível com o Cube Link.

 

Nota: O Cube pode parear somente com um dispositivo por vez. Verifique que todos os outros dispositivos não estejam pareados antes de tentar conectar o Cube com seu computador.

 

Pareando com o Photoshop:

 

Uma das funções mais úteis do Cube é a capacidade de sincronização com o Adobe Photosohop,  em que as cores reais se tornam parte da sua paleta digital.

 

  • No Cube Link App, clique no botão "Conectar com Photoshop". Isto deve abrir automaticamente o Adobe Photoshop caso ainda não esteja aberto.

  • Toque no touchpad do Cube para escanear uma cor. A cor escaneada aparecerá no Cube Link App como usualmente. No entanto, a amostra de cor também será exibida em seu Photoshop Color Picker e Swatch Library

  • Clique duas vezes no Swatch para combinarcom qualquer outra biblioteca de cores do Adobe Photoshop, incluindo Pantone, TruMatch entre outros.

Meu smartphone não encontra o Cube. O que devo fazer?

 

Se seu Cube não foi detectado, nao se assuste! Basta seguir os passos abaixo que você deverá resolver o problema:

 

  • Desligue o Cube pressionando o touchpad por cinco segundos até que a luz indicadora se apague

  • Saia do aplicativo completamente

  • Abra o aplicativo e siga as instruções

 

Se ainda estiver com problemas, siga os passo abaixo:

 

  • Desligue o Cube pressonando o touchpad por cinco segundos até que a luz indicadora se apague

  • Saia do aplicativo

  • Desinstale o aplicativo

  • Instale novamente a última versão do aplicativo a través da App Store ou Google Play Store

  • Abra o aplicativo e siga as instruções

 

Se ainda assim estiver tendo problemas, verifique:

 

  • Seu smartphone é compatível com Bluetooth 4.0? Confira a lista de smartphones compatíveis aqui

  • Você está executando uma versão compatível de IOS ou Android? Confira a lista de sistemas operacionais compatíveis aqui

  • Seu Cube está pareado com algum outro dispositivo? O Cube só pode ser pareado com um dispositivo por vez. Para desemparelhar o Cube, feche o Companion App ou desligue o bluetooth

 

Se você tentou todas as opções acima e continua tendo problemas, por favor, entre em contato conosco.

Como devo calibrar meu Cube?

 

É importante manter o Cube devidamente calibrado para garantir sua melhor precisão e consistência.

 

Quando devo calibrar?

 

O Cube foi projetado com um recurso de calibração inteligente.

 

Isto significa que se você estiver utilizando o Cube Companion App, para a maioria dos dispositivos, você somente terá de calibrar seu Cube na primeira configuração e posteriormente, quando o Companion App solicitar uma nova calibração.

 

No entanto, para aplicações de cores altamente sensíveis, você pode recalibrar manualmente o Cube antes de utilizá-lo.

 

Se você estiver utilizando o Cube Link, nós recomendamos a recalibração manual antes de cada utilização. Não há nenhuma notificação automática do aplicativo.

 

Como faço para calibrar meu Cube?

 

Para calibrar o Cube, você irá precisar:

 

  • Cube

  • Tampa de calibração do Cube

 

Nota: cada tampa de polielastômero é correspondente a um Cube específico. Embora você possa trocar as tampas, isto não é recomendado e as vezes poderá levar a resultados imprecisos de calibração.

 

O processo de calibração irá variar dependendo do software que você estiver utilizando:

 

Cube Companion App

 

  1. Abra o Cube Companion App

  2. Toque na barra de status (barra branca na parte superior da tela principal)

  3. Toque em "Calibrar meu Cube"

  4. Coloque suavemente o Cube em sua tampa de calibração (certifique-se de que o Cube está devidamente encaixado e pressionado na tampa)

  5. Toque no botão "Calibrar"

  6. Quando a barra de progresso chegar aos 100%, seu Cube foi calibrado com sucesso.

 

Cube Link

 

  1. Abra o Cube Link

  2. Conecte o Cube com seu computador através do cabo USB incluso

  3. Ligue seu Cube - após alguns segundos o logotipo Cube Link deverá ser "ativo"

  4. Clique no botão "Calibrar"

  5. Coloque suavemente o Cube em sua tampa de calibração (certifique-se de que o Cube está devidamente encaixado e pressionado na tampa), depois clique em "OK"

  6. Seu Cube agora será calibrado. Durante este tempo, o botão "Calibrar" ficará cinza

  7. Assim que a calibração estiver completa, o botão "Calibrar" voltará ao modo ativo e o Cube estará pronto para ser usado.

 

Como devo manusear o Cube?

Manuseie o seu Cube assim como você faria com um celular. O Cube é feito de plástico e possui sensíveis componentes eletrónicos sensíveis por dentro. Sendo assim, pode ser danificado se cair, queimado, perfurado, ou se entrar em contato com algum líquido. Não use um Cube danificado, pois pode causar ferimentos. É melhor que o Cube seja mantido na tampa de calibração branca quando não estiver sendo utilizado.


Reparos

Não abra o Cube e não tente reparar por si mesmo. A desmontagem do Cube pode danificá-lo ou causar danos a você. Se o Cube estiver danificado, funcionando mal ou entrar em contato com algum líquido, entre em contato conosco.

 

Bateria

Não tente substituir a bateria do Cube, você pode danificar a bateria, o que poderia causar superaquecimento e danos. A bateria de lítio do Cube deve ser substituída apenas pela Palette e deve ser reciclada ou eliminada separadamente do lixo doméstico. Não incinere a bateria.

 

Recarregando

Carregue o Cube com o cabo USB conectado a um computador que seja compatível com USB 2.0 ou posterior. O uso de cabos danificados ou a recarga na presença de umidade pode causar choque elétrico, lesão, ou danos ao Cube ou outros bens.

 

Usando conectores, portas e botões
Nunca force um conector em uma porta ou aplique pressão excessiva sobre um botão, isso pode causar danos que não são cobertos pela garantia. Se o conector e a porta não se conectarem com relativa facilidade, provavelmente não correspondem. Verifique se há obstruções e certifique-se de que o conector corresponde à porta e que posicionou o conector corretamente em relação à porta.


Em caso de dúvidas, por favor, envie uma solicitação para a nossa equipe de suporte.

Como devo limpar o Cube?

 

Limpe o Cube imediatamente caso este entre em contato com qualquer coisa que possa causar manchas – como sujeira, tinta, maquiagem, ou loções. Para limpá-lo:

 

  • Desligue todos os cabos e defina o Cube para “dormir” (pressione e segure o touch pad por 5 segundos).

  • Utilize um pano macio que não solte fiapos.

  • Evite deixar entrar umidade nas aberturas.

  • Não utilize produtos de limpeza ou ar comprimido.

  • Produtos de limpeza e materiais abrasivos podem danificar a aparência e funções do Cube.

 

Se entrar poeira ou sujeira na abertura de amostragem, tente remover sutilmente com uma haste fina, como um palito. Tenha cuidado para não arranhar a superfície pintada.

 

Como recarregar o Cube?

O Cube irá piscar uma luz vermelha cotinuamente quando estiver sem bateria. Para recarregar, conecte o cabo USB no Cube e em seu computador (ou adaptador de tomada USB). Em seu computador, você deve conectar o Cube em uma porta USB 2.0 ou 3.0.

 

O indicador de status do Cube ficará piscando em verde enquanto estiver carregando e assim que a bateria estiver recarregada, ficará aceso em verde.

Posso utilizar o Cube enquanto estiver recarregando?

 

Sim, seu Cube pode ser usado enquanto estiver conectado ao carregador sem afetar os resultados.

 

Você pode ligar o Cube pressionando o botão (como usualmente). Você também pode utilizar normalmente o Cube Companion App em seu dispositivo e/ou o Cube Link em seu computador.

 

Qual a temperatura ideal para se utilizar o Cube?

O Cube é projetado para funcionar em temperaturas entre 0º e 35º C. O Cube pode ser danificado e a vida útil da bateria encurtada se armazenado ou utilizado fora desta faixa de temperatura. Evite expor o Cube a mudanças dramáticas de temperatura ou umidade. Quando você estiver usando o Cube ou carregar a bateria, é normal que o mesmo aqueça.

 

Onde posso comprar um Cube?

No momento você pode comprar o Cube através do nosso próprio website, clicando aqui. Em breve Cube estará presente em diversas lojas do país.

Quanto tempo meu Cube levará para ser entregue?

 

Na maioria dos casos, nós enviaremos seu Cube dentro de dois dias úteis após a confirmação de pagamento do seu pedido. Uma vez que seu Cube foi enviado, você receberáum e-mail com o código de rastreio do seu pedido.

 

Qual a política de garantia e devolução?

Nós fornecemos uma garantia sobre todos os cubos vendidos através do nosso site e revendedores autorizados.


Cada Cube vem com garantia limitada e cobre quaisquer defeitos de material ou mão-de-obra sob uso normal durante o período de garantia de um ano (365 dias) desde a compra inicial.


Durante o Período de Garantia, a Palette irá reparar ou substituir, gratuitamente, produtos ou peças de um produto que apresentar defeito devido a material impróprio ou fabricação, sob uso e manutenção normais.


Esta Garantia Limitada não cobre qualquer problema que seja causado por:

  • condições, avarias ou danos não resultantes de defeitos de material ou mão de obra;

  • danos causados ​​pelo usuário, devido a maltratos ou uso incorreto do usuário;

  • utilização do produto que não seja para a sua finalidade.

 

Além disso, esta Garantia Limitada não se aplica a:

  • danos causados ​​pela utilização com produtos que não sejam da Palette;

  • danos causados ​​por acidente, abuso, mau uso, inundação, incêndio, terremoto ou outras causas externas;

  • danos causados ​​pelo uso do produto fora dos usos permitidos ou propostos descritos pela Palette ou com voltagem e/ou fonte de alimentação impróprias;

  • danos causados ​​por serviços (incluindo upgrades e expansões) prestados por qualquer pessoa que não seja um representante da Palette.

 

Se você comprou um Cube de uma loja de varejo, qualquer reclamação a respeito da garantia deve ser tratada através da loja em que o produto foi comprado.


Se você comprou um Cube pelo nosso site e gostaria de fazer uma reclamação, envie uma solicitação para a nossa equipe de suporte.

Como faço para capturar uma cor?

 

Para se capturar cores utilizando o Cube, verifique se você baixou o Cube Companion App ( para smartphones) ou o Cube Link (para computadores) e o pareou com seu dispostivo.

 

Procedimentos:

 

  • Escolha a superfície em que você deseja capturar a cor

  • Posicione o Cube diretamente na superfície

  • Toque no touchpad do Cube e esperae até a luz indicadora parar de piscar

  • A amostra da cor aparecerá em sua tela

  • Use, nomeie ou marque como favorita e/ ou compartilhe sua amostra de cor.

 

Importante: o Cube é destinado a funcionar perfeitamente em superfícies opacas, não emissivas e não fluorescente. Para melhores resultados, posicione o Cube de encontro a superfície, de modo que nenhuma luz ambiente entre através do sensor.

 

Qual a melhor maneira de se capturar uma cor em diferentes superfícies?

O Cube é capaz de capturar cores em uma variedade de superfícies, porém, existem algumas restrições e orientações a seguir que irão otimizar o processo de captura de cor. Aqui estão alguns exempos de superfícies comumente encontradas e como proceder.

 

Capturando paredes, painéis e outros objetos planos

 

A melhor técnica para aplicar ao se capturar cor nestas superfícies é bastante simples:

  • Pressione o Cube firmemente e diretamente sobre a superfície

  • Toque no touchpad e aguarde a luz indicadora pare de piscar

 

Para melhores resultados, coloque Cube contra uma parte lisa da superfície, de modo que nenhuma luz ambiente possa entrar pelo sensor.

 

Capturando superfícies ásperas

 

A maioria das superfícies ásperas podem ser capturadas apenas como uma superfície lisa e plana. Cube tem um fundo macio acolchoado que ajuda a evitar o vazamento de luz quando a superfície é áspera. No entanto, para obter melhores resultados, tente encontrar uma parte da superfície que seja o mais plano possível.

 

Para superfícies muito ásperas, como concreto com muita textura, é aconselhável realizar mais de uma leitura para garantir que determinada cor não seja uma anomalia devido à textura da superfície.

 

Capturando tecidos

 

A maioria dos tecidos não oferecem nenhuma dificuldade de captura. No entanto, dependendo do tipo de material que você estiver tentando fazer a captura, pode ser que precise de um pouco mais de cuidado. Aqui estão alguns tecidos diferentes que você pode encontar e a melhor maneira de lidar com eles.

 

Algodão - Tecidos de algodão firmemente entrelaçados podem ser capturados normalmente. No entanto, se o tecido for extremamente fino, pode ser que seja necessário colocar um pedaço de cartão branco por baixo do tecido no momento da amostragem

 

Nylon, poliéster e outros sintéticos - Em geral, estes tipos de tecidos serão mais finos e, portanto, tendem a vazar luz através do tecido propriamente dito. Talvez seja melhor dobrar o tecido sobre o próprio tecido (várias vezes, se necessário) para apresentar efetivamente um tecido mais grosso para que a captura seja mais precisa. Se isso não for possível, ao colocar um pedaço de cartão branco por baixo do tecido quando for realizar a captura também irá ajudar.

 

Lãs e fios - Nestes tecidos mais espessos, pode ser difícil de capturar a cor com precisão devido a grande quantidade de luz que tende a vazar através dos espaços entre os próprios fios.

 

Nota para todos os tecidos: A abertura da amostra do Cube é de 12,6mm de diâmetro. Alguns tecidos (tais como aqueles com fios misturados) podem conter mais de uma cor dentro desta área (12,6mm). Para que a cor seja capturada com precisão, todo o fragmento de 12,6mm deve ser somente de uma cor sólida.

 

Capturando pó

 

Com Cube é possível capturar materiais em pó (como pó de café, solos ou farinhas). A captura pode ser realizada normalmente, no entanto, devem ser tomados alguns cuidados:

  • Não permitir que nenhum material estranho entre na abertura de amostragem do Cube

  • Certifique-se de que há espessura suficiente de pó para evitar o vazamento de luz - isso irá depender da transparência do pó a ser capturado.

 

Captura de superfícies brilhantes ou metálicas

 

Ao capturar a cor de superfícies brilhantes ou metálicas, o Cube captura a cor subjacente da superfície do alvo. Em alguns casos, no entanto, a luz refletida a partir da superfície brilhante fará com que a superfície possa parecer mais clara ou mais escura, dependendo a sua posição em relação à superfície. Uma vez que o  Cube vai levar em conta essas diferenças angulares, seus resultados capturados podem aparecer diferentes.

 

Capturando objetos na natureza

 

Muitos objetos na natureza (tais como as folhas e as flores) são translúcidos e deve ser tomado o cuidado para garantir que a luz não vazará através do outro lado da amostra. Em alguns casos, colocar um pedaço de cartão branco por baixo da amostra é suficiente para evitar este tipo de problema.

Qual a menor superfície em que uma cor pode ser capturada?

 

A abertura da amostra do Cube é de 12,6 milímetros de diâmetro.

 

O Cube irá tomar uma média de cores dentro desta área de abertura. Afim de se ter uma amostra precisa de uma cor sólida, a superfície da amostra deve ter pelo menos 12,6 milímetros de diâmetro.

 

Por quê minha tela está mostrando uma cor diferente da cor escaneada?

Às vezes, sua amostra de cor pode aparecer diferente em comparação com a superfície da amostra. Existem muitas razões pelas quais isso pode ocorrer.

 

Seu Cube pode não estar devidamente calibrado

 

O primeiro passo é certificar-se de ter calibrado seu Cube com sucesso (siga os passos aqui). Se você tem a versão mais recente do aplicativo no iOS ou Android, uma barra de status de calibração irá indicar o progresso de calibração. Por favor, só remova o Cube da tampa de calibração uma vez que totalmente concluída.

 

Você está comparando as cores da tela contra cores físicas

 

Se você está comparando visualmente uma amostra de cor em uma tela com uma amostra física, você deve ter em mente que a cor de uma tela (por meio de emissão de luz) nunca irá aparecer exatamente como a cor de uma superfície (por meio de absorção de luz).

 

Ambos Cube Companion App e Cube Link fornecem uma aproximação da amostra de cor em uma tela - isso não deve ser usado como uma indicação precisa da cor da superfície.

 

Para usar a cor capturada, a melhor maneira é utilizar os valores da cor ou paletas correspondentes.

 

Você está examinando uma superfície que é difícil de medir

 

O Cube utiliza uma fonte de luz interna e um detector cor, isso significa que algumas superfícies não podem ser capturadas muito bem.

 

Por exemplo, o Cube não captura uma cor de maneira precisa e otimizada em superfícies que contêm tintas fluorescentes (comuns em certos tecidos, notas post-it etc).

 

Para uma lista mais completa das superfícies para evitar clique aqui.

Por quê meu dado de cor primária está diferente da cor escaneada?

 

A cor é uma coisa muito sensível. Devido ao grande número de espaços de cores e perfis de cor em usados hoje em dia, a cor deve ser definida com cuidado.


Seu Cube Companion App e Cube Link fornecem uma variedade de dados de cores primárias, expressas em diferentes espaços de cores e perfis. Se você achar que não está recebendo os resultados esperados:


Seus dados RGB não coincide com os valores reais


Há algumas razões pelas quais isso pode acontecer:

  • Os valores RGB reais (tais como os fornecidos em amostras ou amostras) provavelmente serão especificado de forma diferente. Eles podem ser especificados usando um perfil diferente RGB, ou um espaço RGB totalmente personalizado - comum entre marcas de tintas.

  • Não-linearidades no espaço RGB. Às vezes, duas cores que são visualmente indistinguíveis podem ter valores RGB que aparecem significativamente diferentes. Isto é devido à não-linearidades inerentes dentro do espaço RGB.

 

Pelas razões acima, geralmente é melhor para comparar as cores utilizando dados LAB que é menos dependente de perfis de cores específicas.

 

Seus dados LAB não coincidem com os valores reais

 

A melhor maneira de comparar duas cores é usando seus valores LAB. Infelizmente, até este método possui um certo número de inconvenientes:

  • Diferenças no padrão de iluminação. A medição de cor depende muito da cor da iluminação usado para iluminar a superfície. O Cube usa uma fonte de luz controlada internamente projetada para combinar com a iluminação D50. Outros dispositivos de medição de cores ou padrões de cores podem utilizar outras iluminações.

  • Diferenças na geometria interface de amostragem. Cubo utiliza uma geometria esférica que difere da geometria 45/0 grau utilizado em alguns espectrofotómetros.

 

 

Você está escaneando uma superfície difícil de medir

 

O Cube usa uma fonte de luz interna e um detector para ler cor, isso significa que algumas superfícies podem não ser capturadas muito bem.

 

Por exemplo, Cube não escaneia a cor de forma precisa em superfícies que contêm tintas fluorescentes (comuns em certos tecidos, post-it, etc).

 

Para uma lista mais completa das superfícies as serem evitadas clique aqui.

 

Você ter atingido os limites do Cube

 

Tal como acontece com todos os instrumentos de medição, Cube não é 100% preciso e está sujeito a erros internos que podem ter um efeito sobre as medições. Talvez seja interessante dar uma lida nas especificações técnicas do cubo.

Como configurar meu Cube Companion App?

 

O Companion Cube App está disponível para iOS e Android. Você pode baixar o aplicativo, seguindo estes links:

 

  • iOS: Download a partir da App Store

  • Android: Download a partir do Google Play Store

 

No iOS: Verifique se o Bluetooth está ligado. Diferentemente da maioria dos acessórios Bluetooth, como fones de ouvido, o Cube deve ser emparelhado diretamente através do Cube Companion App, não através das 'Definições 'do seu dispositivo iOS.

 

No Android: Verifique se o Bluetooth está ligado. Diferentemente da maioria dos acessórios Bluetooth, como fones de ouvido, o Cube deve ser emparelhado diretamente através do Cube Companion App, não através das preferências do Bluetooth do seu dispositivo Android.

 

Procedimento de configuração:

 

  • Abra o Companion Cube App

  • Siga as instruções na tela


Agora você estará bem equipado e pronto para capturar um mundo de cores!

Como visualizar os dados de cores primárias?

 

Os dados de cores primárias são mostrados na exibição detalhada de cada cor.


Cada cor capturada é representada em dois espaços de cores para referência rápida. Toque em qualquer linha para abrir uma lista de espaços de cores alternativas. Selecione um espaço de cor para salvá-lo como padrão.


Tanto o Cube Companion App como o  Cube Link exibem valores brutos em uma série de espaços de cor:

 

 

  • RGB (perfis suportados: sRGB e Adobe RGB)

  • CMYK (perfis suportados: FOGRA 39 e US Web Coated SWOP v2)

  • LAB (D50)

  • HEX

  • LRV (Valor de reflexão da luz)

 

Como faço para comparar a cor com a paleta de cores?

O Companion Cube App tem uma série de paletas de cores embutidas. Para ver a cor que melhor se aproxima da amostra de cor, basta deslizar para a esquerda na barra inferior em exibição de detalhes de cor.

Para selecionar a partir de toda a variedade de paletas embutidas, toque em qualquer linha para abrir uma lista de paletas alternativas.


Cube suporta os seguintes paletas:

 

  • COPIC markers

  • Tintas spray Molotow

  • Montana spray paints (MTN94 series)

  • Montana Gold

  • Tintas de parede Behr (da série Behr 'Color Collection')

  • Tintas de parede Dunn-Edwards

  • Tintas de parede Ecos Organic

  • RAL (Interpon range)

  • RAL Design 

  • RAL Classic

  • Benjamin Moore

  • Kelly Moore

  • Holbein

 

Usando Cube Link e pareando com o Photoshop, também são suportadas as seguintes paletas:

 

  • ANPA-COLOR

  • Guia DIC Color

  • FOCOLTONE

  • Amostras HKS

  • PANTONE

  • TOYO Color Finder 1050

  • TRUMATCH

Como acessar a barra de status?

 

No topo do Cube Companion App, toque na barra branca com o logotipo do Cube para acessar a barra de status.

 

A partir daqui, você poderá visualizar os dados de temperatura do ambiente, intensidade de luz, verificar o nível da bateria, calibrar o Cube, e acessar o portal de suporte.

Como nomear as cores que capturei?

 

Na visão detalhada da cor, basta tocar no campo 'Nome' para nomear essa cor. Isto tornará mais fácil a identificação das cores que você capturou e estão em sua lista de cores.

Como marcar minhas cores favoritas?

 

Marque cores como favoritas tocando na estrela vazia no canto superior direito da sua amostra de cor. Você pode desmarcar uma cor tocando novamente. As estrelas são visíveis em sua lista de cores para referência rápida.

Como configurar o Cube Link no meu computador?

 

O Cube Link permite que o Cube seja emparelhado com o seu computador. Ele também permite que você conecte o seu Cube diretamente com o Adobe Photoshop para a transferência de cor.

 

Primeiros passos

 

Configurar o  Cube Link é fácil, mas você precisa ter certeza de seu sistema atende aos seguintes requisitos de sistema:

 

  • Windows 7 ou mais tarde (com .NET framework 4.0 ou posterior)

  • Mac OS X 10.10 ou mais tarde (com hardware BLE Bluetooth 4.0 instalado)

  • Photoshop CS5 ou posterior (opcional - somente se você quiser conectar o Cube com o Photoshop)

 

Instruções de configuração

 

     1. Faça o download do Cube Link aqui.

 

     2. Execute o programa de instalação e siga as instruções na tela.

 

     3. Conecte o Cube com o seu computador

  • Para PC: Use o cabo de carregamento para ligar Cube a uma porta USB

  • Para Mac: Ligue o Bluetooth para emparelhar com Cube

 

     4. Na primeira vez em que o Cube for conectado, o sistema irá automaticamente detectar e instalar os arquivos de driver necessários. Isso pode levar alguns minutos

 

     5. Abra o  Cube link. O logotipo do cubo deve, em seguida, virar preto sólido. Se o logotipo do Cube ficar cinza, tente desligá-lo e ligá-lo novamente

 

Nota: Você pode ver e ajustar as configurações do seu Cube através da opção Configurações do Cube link.
 

 

Conectando com o Photoshop

 

  1. No Cube link, clique no botão 'Conectar com Photoshop'. Se o Photoshop não estiver em execução, ele deverá iniciar automaticamente

  2. Qualquer cor capturada após a ligação será transferida para o slecionador de cor de primeiro plano do Photoshop, bem como adicionado à sua lista Amostras

 

Nota: Conectando com o Photoshop permitirá a conexão para futuras captações de cor. Cores capturadas antes de clicar em 'Conectar com Photoshop' não serão transferidas para o Photoshop quando ligado.

Como utilizar o Cube Link?

 

Você pode capturar as cores para o Cube link quando o Cube estiver conectado a uma porta USB.

 

  1. Capture uma amostra de cor normalmente (instruções aqui).

  2. Quando a cor for capturada, ela será exibida no Cube Link junto com seus valores RGB, LAB e HEX.

 

Nota: Ao contrário do Companion Cube App, você não pode armazenar ou exibir várias cores usando o Cube link. No entanto, se você tiver vinculado o Cube Link com o  Photoshop, suas cores capturadas serão armazenadas em sua lista de Amostras. Você pode re-ordenar, renomear e apagar suas cores capturadas em sua lista de Amostras.

Como encontrar uma cor correspondente no Photoshop?

 

Para coincidir uma cor capturada a uma das bibliotecas de cores suportadas pelo Photoshop:

 

  1. Capturar a cor que você gostaria de combinar (isso deve importar como a cor de primeiro plano)

  2. Clique no seletor de cor de primeiro plano para exibir a janela de cor

  3. Clique no botão 'bibliotecas de cores "e escolha sua biblioteca de cor desejada a partir do menu drop-down

  4. OPhotoshop irá automaticamente encontrar a melhor cor correspondente na sua biblioteca escolhida.

 

O Adobe Color Picker suporta os seguintes sistemas de cores:

 

ANPA-COLOR

 

Comumente usados para aplicações de jornal. ANPA-COLOR ROP Newspaper Color Ink Book contém amostras das cores ANPA.

 

Comumente usado para projetos de impressão no Japão. Para mais informações, entre em contato com Dainippon Ink & Chemicals, Inc., em Tóquio, Japão.

 

FOCOLTONE

 

Consiste em 763 cores CMYK. Cores Focoltone ajudam a evitar a pré-impressão e problemas de registro, mostrando as impressões sobrepostas que formam as cores. Um livro de amostras com especificações para processo e cores especiais, gráficos de impressão sobreposta, e um livro de chips para marcação de layouts estão disponíveis a partir da Focoltone. Para mais informações, entre em contato com Focoltone International, Ltd., em Stafford, Reino Unido.

 

HKS SWATCHES

 

Usado para imprimir projetos na Europa. Cada cor tem um equivalente CMYK especificada. Você pode selecionar a partir de HKS E (para artigos de papelaria contínua), HKS K (para papel de arte lustrado), HKS N (para o papel natural), e HKS Z (papel de jornal). amostras de cor para cada escala estão disponíveis. HKS de livros e amostras foram adicionados ao menu de sistema de cores.

 

PANTONE®

 

Cores usadas para a reprodução de cor spot. O sistema de correspondência PANTONE pode render 1.114 cores. aS Guias de cores PANTONE e manuais de chips são impressos revestidos, não revestidos, e estoques de papel fosco para garantir a visualização precisa do resultado impresso e melhor controle na impressão. Você pode imprimir uma cor PANTONE sólida em CMYK. Para comparar uma cor PANTONE sólida à sua cor mais próxima , use o PANTONE sólido para processar. As porcentagens dos tons CMYK na tela são impressos sob cada cor. Para mais informações, entre em contato com a Pantone, Inc., Carlstadt, NJ (www.pantone.com).

 

TOYO Color Finder 1050

 

É composto por mais de 1.000 cores baseadas nas tintas de impressão mais comuns usadas no Japão. O TOYO Process Color Finder book and swatches foram adicionados ao menu de sistema de cores. O TOYO Color Finder 1050 Book contém amostras impressas das cores Toyo e está disponível a partir de impressoras e artes gráficas em lojas de suprimentos. Para mais informações, entre em contato com Toyo Ink Manufacturing Co., Ltd., em Tóquio, Japão.

 

TRUMATCH

 

Fornece previsível correspondência de cores CMYK com mais de 2.000 cores geradas por computador. As cores TruMatch cobrem o espectro visível da gama CMYK nos mesmos passos. A cor Trumatch exibe até 40 tons e graduações de cada matiz, criados originalmente em processo de quatro cores e reproduzíveis em quatro cores no imagesetters eletrônico. Além disso, quatro cores cinzas utilizando diferentes tons estão incluídos. Para mais informações, entre em contato com Trumatch Inc., em Nova York, Nova Iorque.

Quantas cores o Cube pode armazenar?

 

Quando emparelhado com o Cube Companion App, você poderá armazenar um número praticamente ilimitado de cores no aplicativo (limitado pelo tamanho da memória do seu dispositivo inteligente). Enquanto estiver emparelhado, o Cube não armazena nenhuma cor capturada na memória interna.


Em modo stand-alone seu Cube pode armazenar até 20 cores em sua memória interna. As cores e todos os seus valores serão mantidos na memória do Cube até que a próxima vez que ele for emparelhado com o Cube Companion App.


Nota: A luz indicadora de status irá piscar três vezes em vermelho quando não houver mais espaço na memória. Enquanto isto, você não poderá capturar mais cores. Para sincronizar as cores e redefinir a memória interna, simplesmente pareie novamente com o Cube Companion App.

Quanto tempo dura a bateria do meu Cube?

 

Seu Cube vem equipado com uma bateria de íon-lítio recarregável que dura em torno de 15 horas (cerca de 7.000 capturas) em uso constante e até 3 meses em standby.

 

Você pode verificar o nível da bateria na barra de status do Cube Companion App. Note que o seu Cube terá que ser emparelhado para que o nível da bateria seja exibido.

Como visualizo as cores que armazenei no Cube no modo stand-alone?

 

Parei o  Cube com o Cube Companion App para sincronizar as cores armazenadas no seu dispositivo inteligente. No momento do emparelhamento, o Cube transferirá todas as suas amostras armazenadas à sua lista de cores, limpando a memória interna neste processo.

Como medir a luz ambiente?

 

Para medir a intensidade de luz, toque no ícone do Cube no Cube Companion App para acessar a barra de status. A intensidade da luz ambiente (em lux) será exibida em «Ambiente».

 

Note que o seu Cube terá de estar emparelhado para que o nível de intensidade de luz seja exibido.

 

Como medir a temperatura ambiente?

Para medir a temperatura ambiente, toque no ícone do Cube no Cube Companion App para acessar a barra de status. A leitura da temperatura (°C / °F) será exibida em «Ambiente».

 

Note que o seu Cube terá de estar emparelhado para que a temperatura seja exibida.

O que são espaços de cor?

 

Como você talvez já tenha notado, uma cor é algo inerentemente subjetivo. O que é exatamente um azul - é a cor de um céu claro ou de um grosso tapete de tecido na sala de estar?

 

Um espaço de cor é uma forma de quantificar cores. Espaços de cores diferentes representam as cores de maneiras diferentes.

 

Isso não é muito diferente de como o sistema de medida imperial criou uma maneira de medir o comprimento em polegadas e o sistema métrico uma maneira de medir em centímetros.

 

Alguns espaços de cor populares incluem RGB, CMYK e LAB.

 

O que é o espaço de cor RGB?

 

O espaço de cor RGB descreve cor como uma mistura de três cores fundamentais - (Red, Green, Blue) vermelho, verde e azul. Desta forma, uma cor pode ser definida dentro de um espaço tridimensional onde o vermelho, verde e azul são os eixos.

 

RGB é um espaço de cor comumente usado para telas, uma vez que a combinação de vermelho, verde e azul dentro de uma tela é o que lhe permite exibir as milhões de cores que você vê todos os dias.

 

Você pode estar pensando ... mas o que é vermelho, verde e azul, em primeiro lugar? Esta é uma grande questão. A realidade é que existe uma variedade de 'sabores' RGB que utilizam diferentes definições de vermelho, verde e azul. Estes são conhecidos como perfis de cores RGB.

 

O que é o espaço de cor CMYK?

 

O espaço de cores CMYK descreve a cor como uma mistura de quatro cores fundamentais - ciano, magenta, amarelo e preto.

 

CMYK é usado muito regularmente na definição de cores físicas, particularmente aqueles produzidas por uma impressora. Isso ocorre porque ciano, magenta, amarelo e preto são as cores de tinta primária que se combinam para produzir uma cor desejada.

 

Pelas mesmas razões que o espaço RGB, CMYK também requer a utilização de um perfil de cores específico para definir correctamente a cor. Afinal, há muitas cores de tinta que poderia muito bem ser chamado ciano ou magenta ou amarelo, e até mesmo preto.

 

O que é o espaço de cor LAB?

 

O espaço de cor LAB descreve a cor por sua luminosidade ( 'L'), e matiz (definido por 'a' e 'b').

A cor escura terá um valor mais baixo "L". cores muito vibrantes com alta saturação terá muito alta ou baixa 'a' e / ou valores 'B'.

 

No espaço LAB, 'L' varia de 0 (completamente preto) a 100 (completamente branco). Mas tanto 'a' e 'b' são ilimitados e podem ser negativos, bem como positivos. Isto significa que qualquer cor observável pode ser dada uma representação LAB. Isto está em contraste com outros espaços de cor (incluindo RGB e CMYK) que têm limites claros, e todas as cores fora do limite simplesmente não pode ser definido nesses espaços

.

Além disso, devido as definições de 'L', 'a, e' b 'serem fixas, o espaço LAB não tem perfis específicos - é apenas um espaço.

 

Pelas razões acima, o espaço LAB é considerado como um espaço independente do dispositivo, o que significa que qualquer cor representada não depende das cores fundamentais ou perfis usados. Devido a isso, é usada como um padrão para a tradução entre espaços de cores e para as medições de uma cor primária.